Detetor de Eventos

Um Detetor de Eventos é um exame complementar de diagnóstico não invasivo cujo objetivo é esclarecer sintomas esporádicos com provável origem cardíaca ou disrítmica, sendo um alternativo aos métodos mais utilizados no estudo das arritmias cardíacas (ECG de repouso, prova de esforço e Holter de 24H).

Este método de estudo permite registar a atividade eléctrica do coração durante um período de tempo mais alargado (podendo ir até 20 dias), com o intuito de esclarecer sintomas intermitentes descritos pelos doentes em estudo, correlacionando-os com as alterações electrocardiográficas observadas.

Paralelamente à monitorização, é entregue ao paciente uma folha de registo diário para este preencher com as diferentes atividades e sintomas sentidos ao longo do período de tempo do exame.
É importante registar na folha de registo:

– Atividade física (ex: subir/descer escadas ou rampas, caminhadas, ginásio, etc.);
– Medicação;
– Horas das refeições;
– Horas de Dormir/Levantar;
– Sintomas vivenciados (ex: tonturas, palpitações, sensação de desmaio, dor no peito, dor de cabeça, etc).

Sempre que o doente sentir algum sintoma importante (palpitações ou mesmo um desmaio), deverá carregar num botão do aparelho que vai acionar a gravação do registo com inicio 3 minutos antes. Assim mesmo que já não tenha o sintoma, o registo contemplará o período sintomático, desde que ele tenha ocorrido nos últimos 3 minutos.

Com este registo, será possível ao médico correlacionar os sintomas percepcionados pelo paciente com as atividades descritas e com o registo de eventos cardíacos.

Para que Serve?

– Esclarecimentos de sintomas de causa potencialmente arrítmica).

Quais as Indicações Clínicas para a sua Realização?

– Avaliação de palpitações (sensação de batimentos cardíacos anormais esporádicos ou repetitivos);
– Arritmias paroxísticas (batimentos cardíacos irregulares, batimentos rápidos, falhas de batimento)
– Esclarecimento da síncope e pré-síncope (perda súbita e temporária de conhecimento/consciência, total ou parcial);
– Análise de lipotimia (sensação de desmaio, tonturas);
– Estudo de episódios anginosos com descrição de dor e/ou pressão precordial ocasional (sensação de dor no peito, Angina de Prinzmetal)

Vantagens e Limitações?

O detetor de eventos é um aparelho de pequenas dimensões, de grande portabilidade e de fácil colocação no tórax do paciente. Serão 3 eléctrodos colocados no peito ligados a um aparelho de uso fácil, que poderá ser retirado sempre que o doente tome banho. Tem um software programável que grava registos automáticos apenas na presença de arritmias, bloqueios, pausas de ritmo, taquicardias rápidas, em horas programadas ou quando acionados pelo doente.
Será ainda fornecida uma caixa de eléctrodos de modo a que possa possível mudança diária destes.

Quanto Tempo Demora?

A realização deste exame poderá demorar até 10 a 15 dias. A entrega dos resultados e do respectivo relatório será feita até uma semana após a entrega do aparelho.

Horário de funcionamento

De Segunda a Sexta Feira das 9h às 20h

(em horário contínuo)

Marque a Sua Consulta

243 329 107* | 243 322 563* | 243 094 232*

(Chamada para rede fixa nacional)

Informação

Redes Sociais