Patologias cardíacas

Aneurismas da Aorta e Dissecção Aórtica
Uma dissecção aórtica (aneurisma dissecante; hematoma dissecante) é uma situação por vezes mortal na qual o revestimento interno da parede da aorta se rasga enquanto o revestimento externo permanece intacto; o sangue penetra através da laceração e provoca a dissecção da camada média, o que origina a criação de um novo canal dentro da parede aórtica.
Arritmias Cardíacas
Uma arritmia é um distúrbio do batimento ou ritmo cardíaco, podendo ser batimento muito rápido, muito lento ou irregular. Quando o batimentos cardíaco é mais rápido do que o normal, o paciente tem aquilo que os médicos chama de taquicardia. Caso o paciente apresente batimentos mais lentos do que o normal, trata-se de um caso de bradicardia. Existe ainda a situação de o paciente apresentar batimentos cardíacos irregular, sem representar um padrão, seja ele mais rápido ou mais lento que o normal.
Aterosclerose
Aterosclerose é uma doença cardíaca na qual a substância gorda se acumula por baixo do revestimento interno da parede arterial. Esta doença afecta essencialmente as artérias do cérebro, do coração, dos rins, de outros órgãos vitais e dos braços e das pernas.
Doenças das Artérias Coronárias
Esta doença caracteriza-se pela acumulação de depósitos de gordura nas células que revestem a parede de uma artéria coronária, obstruindo a passagem de sangue. A doença das artérias coronárias afeta principalmente pacientes com uma dieta com alto conteúdo em gordura, com hábito de fumar e uma vida sedentária.
Doenças das Artérias Periféricas
Os pacientes que sofrem desta patologia sofrem de um estreitamento e endurecimento das artérias que transportam sangue para os membros inferiores do corpo (pernas e pés).
Doenças do Pericárdio
O pericárdio é um saco de camada dupla que envolve o coração e o mantém em posição, entando que ele se encha demasiadamente de sangue e protege-o de infeções. Apesar disso, o pericárdio não é essencial para manter com vida o organismo.
Em casos raros, alguns pacientes podem nascer sem pericárdio ou que este apresente zonas fracas ou buracos. Estes defeitos por ser perigosos uma vez que poderá ser obstruído e causar a morte em minutos. Estes defeitos habitualmente reparam-se através de uma intervenção cirúrgica, no caso de não ser possível extrai-se a totalidade do pericárdio.
Hipertensão Arterial
A Hipertensão Arterial normalmente não apresenta sintomas, mas a elevação anormal da pressão dentro das artérias aumenta o risco de perturbações como o AVC, insuficiência cardíaca e enfarte do miocárdio.
Hipotensão Arterial
A pressão arterial baixa (hipotensão) é uma pressão arterial demasiado baixa que provoca sintomas como vertigens e lipotimias.
Insuficiência Cardíaca
Insuficiência Cardíaca, também chamada de Insuficiência Cardíaca Congestiva, é uma doença em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para o resto corpo, não conseguindo assim suprir as suas necessidades. Pode ser dividida em dois tipos:
– Insuficiência cardíaca sistólica: ocorre quando o músculo cardíaco não consegue bombear o sangue para fora do coração adequadamente;
– Insuficiência cardíaca diastólica: os músculos do coração ficam rígidos e não se enchem de sangue facilmente.
Miocardiopatias
O termo Miocardiopatias refere-se a doenças do músculo do coração, ou seja é a deterioração da função do miocárdio. Os pacientes que sofrem desta deterioração estão em risco de sofrer uma arritmia ou morte cardíaca. As miocardiopatias geralmente podem ser categorizadas em dois grupos, baseado nas diretrizes da Organização de Saúde Mundiais:
– Miocardiopatia Extrínseca;
– Miocardiopatia Intrínseca.
Perturbações das Veias e dos Vasos Linfáticos
Os problemas principais das veias são a inflamação, a coagulação e os defeitos que conduzem à dilatação e às varizes.
Relativamente ao Sistema Linfático, as principais perturbações ocorrem quando os vasos são incapazes de conter o volume de líquido que circula no seu interior e quando se obstruem por causa de um tumor ou de uma inflamação.
Tumores do Coração
Um Tumor é qualquer tipo de crescimento anormal, podendo ser maligno ou benigno. Os tumores com origem no coração denominam-se de Tumores Primários e desenvolvem-se nos seus tecidos. O tumores secundários têm origem em qualquer outra parte do organismo e que depois se disseminam (metastisam) no coração. Este tipo de tumor é entre 30 e 40 vezes mais frequente que o tumor primário.
Os Tumores cardíacos podem não causar qualquer sintoma ou dar origem a um mau funcionamento do coração. Este tipo de tumor é dificil de diagnosticar uma vez que não são frequentes e os seus sintomas, quando existentes, são idênticos a muitas outras doenças.
Valvulopatias
O mau funcionamento das válvulas cardíacas pode manifestar-se de duas formas: deixam escapar sangue por elas (regurgutação ou insuficiência valvular) ou não se abrem adequadamente (estenose valvular). Cada perturbação pode alterar a capacidade de bombeamento do coração. Pode ocorrer situações em que a mesma válvula tem ambos os problemas.
Horário de funcionamento
De Segunda a Sexta Feira das 9h às 20h
(em horário contínuo)
Marque a Sua Consulta
243 329 107 | 243 322 563 | 243 094 232
(Chamada para redes fixa nacional)