Checkups

Checkup Cardiovascular

Hoje é possível detectar precocemente a maioria das doenças cardiovasculares assim como estimar o seu risco cardiovascular.

O controlo dos principais factores de risco cardiovascular são igualmente objecto de grande preocupação por parte dos nossos cardiologistas no decorrer das consultas, nomeadamente: alimentação saudável, actividade física, evitar o tabagismo, controlo do excesso de peso, do stress, da diabetes, dislipidemia e da hipertensão arterial.

O Check up Cardiológico, aconselhável a pessoas entre os 30 e os 50 anos, tem como finalidade detectar precocemente doenças cardíacas.

Ao detectar precocemente uma doença cardiovascular o tratamento e prognóstico irão ser muito mais favoráveis.

Por isso, não espere e marque já o seu Check-up!

Avaliação para Prática Desportiva

Esta consulta dirige-se a todos os praticantes de exercício físico e desporto independentemente do seu nível e preparação. Nesta consulta é possível avaliar se determinado paciente está apto à prática de desporto e recomendar os graus de intensidade.

Serão  efetuados Exames Médico-Desportivos, sendo avaliados e orientados caso o atleta apresente uma patologia relacionada e/ou restritiva da prática desportiva. Para além dos exames, é feito um aconselhamento médico-desportivo adequado ao indivíduo praticante ocasional de desporto e rastreio de eventuais contra-indicações à prática desportiva.

Mesmo na presença de patologia cardíaca, na maioria dos casos o exercício não está contra-indicado e é benéfico, No entanto deve ser praticado sob orientação médica especializada.

Avaliação para Renovação da Carta de Condução

O Decreto-Lei 138/2012 aprovou o novo Regulamento da Habilitação Legal para conduzir, relativamente à avaliação médica e psicológica, sendo fixados novos requisitos mínimos de aptidão física, mental e psicológica, exigidos aos candidatos e condutores.

Relativamente às doenças cardiovasculares, diz o seguinte:

Doenças Cardiovasculares:

4.1 – Inaptidão – o título de condução não é emitido nem revalidado a candidato ou condutor que sofra de afeções suscetíveis de provocar uma falha súbita do sistema cardiovascular de natureza a provocar uma alteração súbita das funções cerebrais.

4.1.1 – É «inapto» para conduzir quem sofra de problemas graves do ritmo cardíaco, angina de peito que se manifeste em repouso ou na emoção e insuficiência cardíaca grave.

4.2 – Condutores do grupo 1 – é emitido ou revalidado título de condução, mediante parecer favorável de médico especialista, que controle regularmente o candidato ou condutor que tenha sofrido enfarte do miocárdio; seja portador de um estimulador cardíaco; sofra de animalias da tensão arterial; tenha sido submetido a angioplastia coronária ou a bypass coronário; tenha valvulopatia, com ou sem tratamento cirúrgico; sofra de insuficiência cardíaca ligeira ou moderada; apresente malformações vasculares.

4.3 – Condutores do grupo 2 – a avaliação deve ser ponderada com base em parecer de médico especialista devidamente fundamentado em exames complementares, e ter em consideração os riscos e perigos adicionais associados à condução de veículos deste grupo.

4.4 – Revalidação – a revalidação do título de condução é imposta por períodos que não excedam dois anos para o grupo 1 e por período que não exceda um ano para o grupo 2.

Deste modo em doentes com problemas cardiovasculares, avaliamos e emitimos parecer no âmbito cardiovascular de candidatos a condutores de veículos ligeiros (Grupo I) e a veículos pesados de mercadorias, pesados de passageiros, reboques, taxistas, transportes de crianças, matérias perigosas, veículos prioritários (carros de bombeiros e ambulâncias).

Horário de funcionamento

De Segunda a Sexta Feira das 9h às 20h

(em horário contínuo)

Marque a Sua Consulta

243 329 107* | 243 322 563* | 243 094 232*

(Chamada para rede fixa nacional)

Informação

Redes Sociais