Electrocardiograma (ECG)

O Electrocardiograma (ECG) é um dos exames complementares de diagnóstico não invasivos utilizados com mais frequência na avaliação da função cardíaca. Com este exame é possível detetar a atividade elétrica do coração, uma vez que a contração do músculo cardíaco ou das válvulas do coração é comandado por impulsos elétricos gerados pelo próprio coração. O ECG deteta padrões normais de transmissão e geração dos impulsos elétricos, sendo o exame de primeira linha para detecção/avaliação de arritmias cardíacas e investigação/detecção de isquémia do coração. No entanto na maioria das situações esta informação precisa de ser complementada com outros exames.
Vantagens e benefícios
O Electrocardiograma, para além das vantagens já mencionadas, é um exame importante na avaliação de outros tipos de anormalidades cardíacas tais como doenças das válvulas cardíacas, cardiomiopatias, pericardites e sequelas cardíacas derivadas da hipertensão arterial. Na Clínica do Coração Santarém este exame está incluído em todas as consultas de Cardiologia, sendo realizado antes das mesmas.
Metodologia
O eletrocardiograma é realizado com o paciente deitado e com o tronco nu. O paciente não deverá ter feito nenhum esforço físico nos últimos 10 minutos, nem fumado nos 30 minutos antes. Dever-se-à evitar beber água fria antes do exame uma vez que pode alterar o traçado obtido.
Após a colocação dos eléctrodos, será feita a leitura da atividade elétrica do coração e será impresso um traçado num papel quadriculado próprio. O exame tem a duração de poucos segundos.
Tipologia
ECG em Repouso – É um dos exames mais realizados, barato, rápido e fácil de fazer;
ECG de Esforço – Requer a utilização de uma passadeira ou de uma bicicleta ergométrica e destina-se a doentes com angina. Este exame permite avaliar o coração sob condições de stress podendo mostrar alterações não reveladas no ECG de repouso;
Monitorização por Holter – Registo da atividade do coração durante 24 horas. Com este estudo será possível estudar o comportamento do coração ao longo do dia, comparando-a com as atividades realizadas e com os sintomas do paciente.
Indicações
As indicações mais comuns para a realização de um ECG são as arritmias, defeitos congénitos, problemas nas válvulas cardíacas, doença coronária, enfarte agudo do miocárdio em curso ou antigo. As informações dadas pelo exame são fidedignas mas em 25% dos casos de anginas, os pacientes apresentam ECG normal. Este exame é igualmente útil no controlo de uma doença cardíaca já confirmada por outros métodos de diagnóstico.
Cuidados a ter
O Electrocardiograma em repouso não presenta qualquer risco para a saúde do paciente, apesar de poder ocorrer uma alergia no local onde são colocados os adesivos.
Horário de funcionamento
De Segunda a Sexta Feira das 9h às 20h
(em horário contínuo)
Marque a Sua Consulta
243 329 107* | 243 322 563* | 243 094 232*
*(Chamada para rede fixa nacional)